Programa

Clique no link a seguir para visualizar o programa da conferência.
Programação da X Jornada de Pesquisa e Extensão

O Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados realizará, nos dias 16 e 17 de setembro de 2019, a X Jornada de Pesquisa e Extensão com o tema Legislativo Digital: desafios para os novos caminhos da democracia. Nesta edição, o Cefor conta com a parceria da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec) da Câmara dos Deputados.

SOBRE O TEMA:
Trazida para o contexto Legislativo no qual se insere a Câmara dos Deputados, a expansão do digital, enquanto fenômeno e ao mesmo tempo tendência atual, impacta os mais diversos aspectos da sociedade. Dentre eles, está o contexto da representação política intrinsecamente relacionado ao exercício da Democracia. Como toda transição tem uma dinâmica própria, muitos são os desafios a serem enfrentados. Esse é o eixo de discussão da X Jornada de Pesquisa e Extensão do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, realizada sob o tema “Legislativo Digital: desafios para os novos caminhos da Democracia”. Nessa perspectiva, serão discutidas contribuições sobre o impacto do Digital no Poder Legislativo, em suas diversas abordagens:  Direito Digital, Parlamento Aberto, otimização do espaço-tempo (videoconferência, plataformas de participação à distância); Gestão Pública Legislativa; Estrutura e Funcionamento da Casa Legislativa, Relações Interpessoais e Interinstitucionais, Atividades Profissionais no Parlamento.

A X Jornada de Pesquisa e Extensão é também uma oportunidade de divulgação de trabalhos de pesquisadores brasileiros, no âmbito acadêmico e político-institucional, que tratam dessa e de outras temáticas relacionadas às linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados: "Processos Políticos" e "Política Institucional do Poder Legislativo".



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .