Eventos da PÓS-GRADUAÇÃO/CEFOR/CÂMARA DOS DEPUTADOS, X Jornada de Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
REMODELAÇÃO DO PROJETO CONEXÃO ENEM
João Maria de Lima, Khadidja Dantas Rocha de Lima

Última alteração: 2019-09-18

Resumo


O Conexão Enem é um projeto de educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), voltado aos estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto consiste na exibição, ao vivo, pela TV Assembleia, de aulas e debates direcionados a assuntos pertinentes ao processo seletivo, voltado para áreas específicas, assim como para a discussão de temas possíveis de serem abordados na Redação do Enem.

Lançado em 2015 sob a coordenação do professor João Maria de Lima, atualmente, Diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), desde a sua estreia, o Conexão Enem tem antecipado, em diversas oportunidades, os temas das redações abordados nas últimas edições do Enem.

As aulas vão ao ar todas as quintas-feiras, às 20 horas, com conteúdo programático conduzido por diversos professores. O acesso à TV Assembleia pode ser realizado através do canal aberto 51; da Cabo (canal 09 e 109); da Net (canal 16), assim como de forma online, pelo Portal da Assembleia. Os conteúdos podem ser reprisados sempre às sextas-feiras (17 h 30), aos sábados (16 h 30) e aos domingos (16 h).

Diante do atual cenário, no qual o Coordenador do Conexão Enem encontra-se à frente da Direção da EALRN, surge, portanto, a necessidade de inserção do projeto aos já administrados pela Escola. A Divisão Acadêmica, por sua vez, passa a assumir a responsabilidade de administrar as demandas relacionadas ao projeto, buscando a troca de experiências, através de orientações obtidas com o Diretor da EALRN (professor João Maria de Lima).

Projetando a necessidade de atingir um maior número de estudantes (aspirantes das vagas em universidades no estado) possíveis, por meio do bom desempenho nas provas do Enem, a ALRN através da EALRN, em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte e com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (de agora em diante FECAM e a FEMURN respectivamente), vem, com esse trabalho, propor uma remodelação do Projeto Conexão Enem, com o intuito de transpor os limites municipais, levando-o mensalmente para “cidades sede”, representantes de regiões do Rio Grande do Norte, desse modo, possibilitando a disseminação de conhecimentos, relevantes para o sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio, atingindo um número maior de candidatos dentro do Estado.

Outra alteração proposta pela remodelação do projeto em questão, é a realização de aulões semanais, na capital do Estado (Natal), os quais serão gravados e disponibilizados no Portal da Assembleia, visando atingir o maior contingente possível de candidatos ao Enem.

O projeto Conexão Enem será veiculado, dessa forma, aos projetos inseridos no cronograma da “Escola para a Cidadania”, proporcionados pela EALRN que serão direcionados ao público de um modo geral, e não apenas aos servidores, como proposto pelo cronograma da “Escola Legislativa” que visa atender um público específico.

Com base no que foi acima exposto, o objetivo deste plano de trabalho é reformular o projeto Conexão Enem, buscando aumentar o número de candidatos às vagas em universidades, atendidos pelo programa, além de inseri-lo na esfera de responsabilidade da EALRN, no âmbito dos projetos voltados para a Educação Cidadã da Escola.


Palavras-chave


Disseminação de conhecimentos. Escola para a cidadania. Cidades sede. Aulões. Temas de redação.

Texto completo: PDF