Eventos da PÓS-GRADUAÇÃO/CEFOR/CÂMARA DOS DEPUTADOS, X Jornada de Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
GOVERNO JAIR BOLSONARO: A SITUAÇÃO DA AGENDA PRIORITÁRIA NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DA GESTÃO
Audren Marlei Azolin, Luiz Fernando Nunes Moraes, Ana Lúcia Coeli Silva

Última alteração: 2019-07-03

Resumo


Este resumo apresenta dados parciais de pesquisa em andamento que objetiva identificar a agenda prioritária e o desempenho político-institucional do Governo Jair Bolsonaro. Na condição de apresentação de dados parciais, seria precoce avaliar o desempenho político-institucional do Governo; pois a fórmula aplicada para avaliação do desempenho se dá por ano de gestão.

O resumo está estruturado em duas partes. A primeira parte está dividida em dois momentos: 1) identificação das vias legislativas pelas quais foram encaminhadas as proposições legislativas de inciativa do Poder Executivo e 2) identificação da situação das proposições legislativas do Poder Executivo no processo legislativo. A segunda parte tem como foco identificar os temas prioritários da agenda do Poder Executivo.

Os dados foram coletados no Portal da Câmara dos Deputados (fonte) (BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS, 2019) no dia 18 de maio de 2019. Dados referentes ao período de 01/01/2019 a 30/04/2019 – primeiro quadrimestre. A metodologia utilizada é de cunho empírico e descritivo, a partir de dados quantitativos. Fez-se uso da análise de conteúdo (BARDIN, 1994) para criar as classificações referentes às temáticas da agenda de governo, classificações com orientação complementar da literatura afeta à Ciência Política (GRAÇA; SANTOS, 2009).


Palavras-chave


Agenda Prioritária. Desempenho Político-institucional. Processo Legislativo.

Texto completo: PDF