Eventos da PÓS-GRADUAÇÃO/CEFOR/CÂMARA DOS DEPUTADOS, X Jornada de Pesquisa e Extensão

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PARLAMENTO ABERTO: O PROCESSO DE ABERTURA E TRANSPARÊNCIA PARLAMENTAR NO BRASIL
Paulo Antônio de Sousa Marquêz, Paulo Celso da Silva

Última alteração: 2019-09-18

Resumo


Este trabalho investiga as práticas dialógicas e interativas em 15 Câmaras Municipais do Interior Paulista – sob o olhar da comunicação pública e de interesse público – que levam os cidadãos a perceberem estas instituições como espaços midiáticos de transparência, participação popular e educação cidadã.

A discussão se dá pela identificação de canais que ampliam e/ou promovam a participação e o envolvimento dos cidadãos no processo decisório e da análise de como estes espaços promovem a interação, o diálogo e a compreensão entre os atores sociais – objeto principal deste estudo.

Tem por metodologia uma análise de conteúdo para apontar prováveis práticas comunicacionais, o que implica avaliar os portais institucionais, permitindo um diagnóstico sob o aspecto das dimensões transparência e acesso à informação pública, prestação de contas e participação cidadã, culminando em um estudo descritivo, o que requer a análise dos produtos e veículos de comunicação.

Como base teórica, os conceitos de comunicação pública de Pierre Zémor, Jorge Duarte, Elisabeth Brandão e Heloísa Matos; de informação, de Chun Wei Choo; participação popular, de Cristiano Ferri e Ladislaw Dowbor; e educação cidadã, de Humberto Dantas e Rildo Cosson.

Essa fase inicial da pesquisa aponta que as Câmaras Municipais: 1) divulgam informações e promovem debates de interesse da sociedade, mas adotam poucos mecanismos de participação popular; 2) seus espaços de comunicação refletem, em grande parte, somente a posição dos parlamentares; 3) se colocam como fonte de informação de interesse público para a cidade, o que implica vários desdobramentos práticos, como a existência de ouvidorias legislativas que estreitam a relação entre a sociedade mas, na prática, não garantem a participação popular no processo de elaboração e discussão das leis da cidade; e 4) desenvolvem  ações de educação cidadã, permitindo maior acesso ao conhecimento legislativo.

Considera-se, portanto, que nesses espaços midiáticos há um processo que favorece o compartilhamento de informações relevantes ao cidadão, facilitando o exercício da cidadania. Porém, informação apenas não basta, é preciso transparência para garantir o diálogo e incentivar a participação do cidadão na vida pública.

Finalmente, lançar bases para promover de boas práticas e aperfeiçoar as funções de informar, comunicar e educar das Câmaras Municipais, pode viabilizar um processo de deliberação e tornar a gestão da coisa pública mais transparente e democrática.

REFERÊNCIAS

BARCELLOS, Jorge. As Câmaras Municipais nos estudos legislativos. Rev. Parlamento e Sociedade. São Paulo: v.2, n.2, p. 11-43, jan./jun. 2014.

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KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (org.) Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2011.

MATOS, Heloiza. Comunicação pública, esfera pública e capital social. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública. São Paulo: Atlas, 2009, 47-58.

RIBEIRO, Guilherme Wagner. Funcionamento do poder legislativo municipal. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2012.

ZÉMOR, Pierre. La Communication Publique. PUF, Col. Que sais-je? Paris, 1995. Tradução resumida do livro: Prof.ª. Drª. Elizabeth Brandão. Disponível em: https://comunicacaopublicaufes.files.wordpress.com/2011/12/comunicacaopublica-pierrezemor-traducao.pdf.  (último acesso em: 20/01/2019).


Palavras-chave


Comunicação Pública. Parlamento Aberto. Transparência Parlamentar. Poder Legislativo Municipal.

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