Políticas das Modalidades

Gestão Pública no Poder Legislativo

Entendendo que nenhuma atividade produtiva prescinde de organização, esta Linha se propõe a estudar o Poder Legislativo, enquanto organização pública, e as práticas de gestão das Casas Legislativas em suas várias dimensões (pessoas, processos, tecnologias, finanças, segurança, espaço físico, infraestrutura e outras), de forma a promover o conhecimento e a profissionalização nessas dimensões, no âmbito dos legislativos federal, estadual e municipal.

Nesse contexto, destaca-se o fato de caber ao Legislativo, também como função típica, a fiscalização do Executivo, pelo que se faz necessária, para melhor desempenho desse papel, ampla compreensão das atividades do Executivo sob a ótica da Administração Pública. Assim, logram relevância para a presente Linha estudos sobre Orçamento (como plano de Governo e plano organizacional), Finanças e Contabilidade públicas, Economia do Setor Público (política fiscal e econômica), Políticas Públicas (execução, monitoramento, avaliação) e Accountability (controles externo e interno).

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Processos Políticos do Poder Legislativo

Busca compreender o Legislativo dentro da tripartição clássica dos poderes e do exercício político que lhe dá existência, particularmente de três grandes funções tradicionalmente relacionadas ao Legislativo.  A função legiferante presente no processo legislativo, em geral, e nas diversas fases da elaboração e apreciação das leis, em específico. A função de controle e fiscalização da administração pública em relação ao funcionamento do Estado. A função de representar a sociedade que faz parte do Legislativo, a instituição representativa por excelência da soberania popular.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Política Institucional do Poder Legislativo

Partindo do pressuposto de que o Poder Legislativo é uma instituição cujos objetivos maiores são a promoção da democracia e o fortalecimento do Parlamento enquanto instrumento essencial para a existência de um estado democrático, esta área de concentração tem como campo de estudo os saberes e as práticas que as casas legislativas elaboram e disseminam sobre o Legislativo. Estratégias de ampliação e/ou melhoria da participação e da representação políticas merecem destaque, bem como as ações pedagógicas realizadas pelo Parlamento, em suas vertentes informativas e comunicativas. Tais saberes e práticas podem ser analisados em ações, programas e atividades institucionalizados nas casas legislativas ou inferidos a partir do próprio funcionamento político dessas casas enquanto locus privilegiado de exercício da democracia.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .